Cine Mais Cultura

Fortaleza terá 30 novas salas gratuitas de cinema

publicado: 17/04/2013 13h42,
última modificação: 17/04/2013 13h42

Prioridade do Cine Mais Cultura na capital é atender regiões periféricas e de baixa renda

Até o fim do ano, a capital cearense terá 30 novas salas gratuitas para exibição de filmes à população, com investimento total de R$ 450 mil – 80% recursos federais e 20% contrapartida do governo municipal. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a prefeitura de Fortaleza, por meio do edital Cine Mais Cultura. As inscrições estão abertas até 14 de agosto. Clique aqui e confira.

O edital vai contemplar, preferencialmente, projetos a serem desenvolvidos em bairros com baixos indicadores sociais de Fortaleza como Cristo Redentor, Floresta, Barra do Ceará e Dunas, dentre outros. “O Cine Mais Cultura leva o cinema a comunidades carentes e fomenta a exibição dos filmes produzido no país”, destaca Silvana Meireles, coordenadora do Programa Mais Cultura e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

As iniciativas contempladas receberão equipamentos de projeção audiovisual, obras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentários e animações em curta, média e longa-metragem). Também participarão de oficinas de capacitação cineclubista, com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introdução à história do cinema e linguagem cinematográfica, além de informar sobre questões relativas à atividade exibidora, como direitos autorais.

Inscrições

Podem se inscrever ao Cine Mais Cultura pessoas jurídicas privadas sem fins lucrativos com sede em Fortaleza. O edital e os formulários de inscrição estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Programa Mais Cultura (mais.cultura.gov.br), do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br).

Os interessados devem apresentar a documentação necessária em envelope com o título “Edital Cine Mais Cultura de Fortaleza” na Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na sala de inscrição de editais (Rua Pereira Filgueiras, nº 04, Centro), das 8h às 12h ou das 14h às 17h.

As propostas também podem ser enviadas via Correios, obrigatoriamente por correspondência registrada ou Sedex.

(Ascom SAI/MinC)