Cronograma do edital de seleção para o Micsul 2020 é suspenso

A Secretaria da Economia Criativa da Secretaria Especial da Cultura decidiu suspender o cronograma do edital de seleção de cerca de 90 empreendedores culturais para participar da edição 2020 do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul). A medida foi tomada em decorrência do atual contexto de emergência sanitária global causado pela pandemia de COVID-19, que restringe as condições de realização do Mercado de acordo com o formato inicialmente planejado. O evento seria realizado em Montevidéu, no Uruguai.

A SEC está articulando junto aos demais países da América do Sul, co-organizadores do evento, uma solução para viabilizar a realização do evento após a fase mais crítica da pandemia. O cronograma do edital ficará suspenso até que se encontre uma solução de consenso entre todos os países. Dessa forma, o resultado da fase de habilitação não será divulgado nesta segunda-feira, 4 de maio, como previsto anteriormente. Novas informações sobre a retomada do cronograma do edital serão comunicadas por meio do endereço eletrônico: www.cultura.gov.br/micsul2020.

O Mercado de Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul) é uma iniciativa dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais com o objetivo de incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços culturais e criativos.

Para a Secretaria da Economia Criativa, o Micsul configura-se como um importante mecanismo para a profissionalização dos empreendedores criativos brasileiros e a circulação internacional de bens e serviços criativos brasileiros. Nesse sentido, está envidando todos os esforços para a retomada das negociações entre os países participantes, de maneira a encontrar uma solução satisfatória para a realização do mercado, que leve em conta a nova realidade que se impõe com o advento da pandemia de Covid-19.

A primeira edição do Micsul ocorreu em Mar del Plata, na Argentina, em 2014, e a segunda, em Bogotá, na Colômbia, em 2016. A última, em 2018, foi realizada em São Paulo, no Brasil, e contou com a participação de oito países da América do Sul.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: micsul@cidadania.gov.br.